O que é Consignação

Consignação é a negociação que consiste na entrega da sua moto usada, por parte do proprietário, ao estabelecimento de revenda, para que este venda em seu nome, durante um prazo estabelecido. Caso isto não aconteça, o estabelecimento realiza a devolução sem obter qualquer vantagem.

Benefícios da Consignação RedFox

Segurança do seu bem
Garantia de 90 dias pós venda

Profissionais Capacitados
Rapidez e Versatilidade na venda

Sua moto entregue
e revisada

Retiramos sua moto
em até 60km

AINDA ESTÁ EM DÚVIDA?

Conheça os golpes mais comuns em compra e venda de carros e motos

Golpes envolvendo compra e venda de veículos, incluindo motos e caminhões, não são novos. Muitos, inclusive, lembram os famosos “contos do vigário” na forma em que são aplicados.

Outros são mais atuais e incluem alguma tecnologia dos tempos modernos.

Mas podemos ter a certeza que dois ingredientes sempre estarão presentes em um golpe:

  • Um comprador ávido em fazer um ótimo negócio ou, em outras palavras, levar vantagem (demais);
  • Um inescrupuloso (estelionatário ou bandido mesmo) com a arapuca armada para pegar um desses compradores.

Vamos falar dos golpes mais comuns aplicados em nosso país, confira!

 

  1. Gasparzinho (Veículo Fantasma)

O esquema do carro fantasma é bastante simples: os golpistas anunciam veículos com preços abaixo do mercado e condições muito atrativas em vários meios de comunicação (jornal, internet, revista, rádio e TV).

Nos próximos contatos, independentemente de o interessado ter optado ou não por ver o veículo de perto, os estelionatários informarão que receberam uma oferta de outro interessado e que estão prestes a fechar a venda daquele veículo.

É nesse momento que eles se aproveitam do desespero do real interessado, dizendo que só podem segurar o negócio mediante um depósito ou transferência bancária (normalmente o valor da entrada).

Desesperado para não perder o negócio da China, o comprador realiza o depósito ou transferência o mais rápido possível, algo que hoje é feito até mesmo através de um Pix.

Pronto, o golpe está dado. Nunca mais o depositante conseguirá contato telefônico e nunca mais terá notícias dos “vendedores”, do dinheiro e do veículo – que nunca existiu de fato.

 

  1. Carro Prisioneiro

O grande negócio aqui é a possibilidade do comprador adquirir por preços absurdamente baixos motos, caminhões e carros nacionais ou importados apreendidos por autoridades e que irão a leilão por alguma razão (falências, financiamentos não pagos, excesso de multas, impostos atrasados, etc).

Em combinação com outro integrante da quadrilha, eles podem conseguir acesso a algum pátio onde se encontram os veículos e levar o cliente até ali para ver a mercadoria. E, mais uma vez, número da conta do vigarista pra lá, dinheirinho do cliente pra cá e o carro fica onde está mesmo.

 

  1. Consórcio Sorteado / Contemplado

Através de anúncios ou contatos pessoais, os golpistas oferecem a venda de consórcios sorteados (ou contemplados) com condições muito atraentes em que o interessado teria direito a entrar num plano de consórcio já contemplado mediante uma taxa de transferência ou comissão para o dono da cota ou seu representante.

 

  1. Veículo Consignado

Esse golpe é aplicado por lojas de carros sem idoneidade. Elas procuram anúncios de venda ou veículos com placa de “vende-se”.

Depois, fazem contato com seu dono e o convencem a deixar seu veículo em consignação com eles dizendo haver alguns clientes interessados exatamente nesse modelo, inclusive na cor e outros detalhes, e que podem vendê-lo mais rápido e por um valor maior.

Em seguida, podem aplicar no proprietário três diferentes golpes:

  • Assim que aparecem interessados nos veículos, a loja pega documentos destas pessoas e dá entrada em financiamentos, alienando o bem, ou seja, deixando-o como garantia. Depois diz aos interessados e ao dono que o credito não foi aprovado e embolsa o dinheiro;
  • A loja vende o veículo e não o transfere para o novo comprador. Mas fica com o dinheiro, é claro, alegando ao dono que o carro foi roubado da loja;
  • A loja vende o veículo, falsificando seus documentos e utilizando procuração de venda falsa. Em alguns casos o veículo é vendido para desmanches clandestinos. Aqui eles também alegam ao dono que o carro foi roubado ou simplesmente somem do mapa.

 

  1. Carro NP

A sigla NP vem de Não Pago. Neste golpe do carro NP, o veículo é financiado em nome de laranjas, que receberam algum dinheiro para emprestar o nome, ou em nome de incautos, pessoas que nem imaginam que estão envolvidas no negócio sujo. Como o financiamento não vai ser pago mesmo, tudo o que for conseguido na venda é lucro para os estelionatários.

 

  1. Você ganhou!

Após a invenção dos telefones pré-pagos e sua proliferação entre presidiários Brasil afora, vira e mexe recebemos ligações de telefones móveis com códigos de cidades do interior do Paraná, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo ou outros Estados que abrigam penitenciárias, dizendo que ganhamos um carro, uma moto ou outros prêmios.

 

  1. E pra finalizar…

A compra de um carro ou sua troca por um melhor estão entre as conquistas mais importantes da vida de uma pessoa. Se as condições do negócio forem vantajosas então, melhor ainda. 

NÃO CAIA EM GOLPES
PROCURE PELA REDFOX COM 25 ANOS DE TRADIÇÃO E EXPERIÊNCIA

RedFox Motos © 2021 - Todos os direitos reservados